Sobre o Quantum Challenge 2021

Após algumas noites mal dormidas, até agora fiz 4 das 5 questões — vide print do status.

Comentários gerais:

Ex. 1 — Porta Toffoli — Eu esperava algo bem trivial no primeiro problema, como foi no ano passado. Porém, foi um nível de dificuldade bastante maior. Como criar uma porta Toffoli (ccx) a partir de outras portas básicas (x, cx, sx, rz). Não é fácil, mas também não é impossível.

Ex. 2 — Shor, o famoso algoritmo que quebra toda a criptografia RSA atual. O problema proposto foi atacar apenas uma pequena parte do Shor. Criar alguns circuitos que tivessem o mesmo comportamento de uma operação de exponenciação de um número. Relativamente fácil, um pouco confuso por conta da ordem dos qubits estar diferente.

Ex. 3 — Sobre técnicas de correção de erros. Não é um assunto que domino. Tive que assistir as aulas do Summer School sobre o tema, ler vários tutoriais. Gastei umas 5h estudando sobre o tema, para entender a pergunta!Para resolver a questão, não foi tão difícil. Foram apenas duas linhas de código. A posteriori, é muito fácil, e nem tem tanta relação assim com a correção de erros em si. Mas, sem entender minimamente o tema, não dá nem para começar.

Ex. 4 — Sobre o qubit de supercondutores da IBM. Entra um pouco na parte hardware da coisa. O qiskit tem um módulo que consegue controlar os seus computadores quânticos num nível máquina, através de pulsos eletromagnéticos. Fazendo uma analogia, é como se num computador comum, eu controlasse a corrente elétrica que vai no bit. Aí, temas como intensidade, duração e frequência são relevantes. De novo, umas 4h estudando para entender minimamente o tema, um código adaptado de um outro tutorial do qiskit, e pronto.

Historicamente, o último exercício é sempre extremamente difícil. O tema é VQE. Vamos ver se é possível fazer algo em três dias.

Originally published at http://informacaoquantica.wordpress.com on May 23, 2021.

Project Manager on Analytics and Innovation. “Samurai of Analytics”. Passionate about Combinatorial Optimization, Philosophy and Quantum Computing.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store