Reflexões sobre Lei de Moore e Quantum

Arnaldo Gunzi
2 min readSep 7, 2024

--

(Com base em perguntas que recebi)

1. Quais são as principais limitações que você enxerga na continuação da Lei de Moore nos próximos anos?

A Lei de Moore não pode continuar indefinidamente, e está chegando num limite. Um dos limites é o tamanho de um átomo.

Hoje temos transistores de 7 nanômetros ou menos. Um átomo tem tamanho da ordem de 0,2 nanômetros.

À medida em que os chips diminuem de tamanho, mais e mais os efeitos quânticos devem ser considerados. Portanto, por que não partir para a computação quântica, que utiliza paradigmas já da física quântica? Pode ser um dos caminhos para que o espírito da Lei de Moore continue valendo.

Ref. https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=miniaturizacao-extrema-transistores-chegar-1-nanometro&id=010110220607

2. De que maneira você acredita que a computação quântica pode superar as barreiras atuais da capacidade computacional?

Por utilizar já as leis da física quântica, é um paradigma de computação completamente diferente.

A superposição e emaranhamento são as principais propriedades.

Não é uma panaceia, não vai resolver tudo. Há alguns campos onde o potencial de aplicações é maior: simulação de moléculas químicas, otimização e criptografia.

3. Como os sistemas neuro-inspirados podem complementar ou substituir os paradigmas computacionais atuais?

Hoje em dia, utilizamos a arquitetura computacional clássica para simular um neurônio. Por que não utilizar uma arquitetura já próxima do cérebro humano para simular ele mesmo?

O cérebro utiliza cerca de 10W de energia, o treinamento de uma LLM pode gastar centenas de Megawatt hora.

Isso mostra que há espaço para melhorias.

4. Quais são os maiores desafios para a implementação dessas novas tecnologias em larga escala?

As arquiteturas atuais de computação quântica utilizam supercondutores, que necessitam resfriamento próximo à zero grau Celsius. Ou são fotônicos, que exigem precisão para dominar um único fóton, algo difícil nos dias atuais.

São vários desafios, um deles é o ruído. Qualquer perturbação no ambiente pode estragar o estado de emaranhamento, e fazer o experimento voltar à estaca zero.

5. Em sua opinião, quais setores ou indústrias serão mais impactados por essas mudanças?

Farmácia, criação de medicamentos, na simulação de moléculas químicas

Indústria, com otimização e

Governos, bancos, criptomoedas com criptografia.

6. Que tipo de estratégias você acha que as empresas devem adotar para se preparar para essa transição tecnológica?

Acompanhar a evolução. Criar grupos de estudos, fazer provas de conceito no tema. Incentivar participação de funcionários em mestrado e doutorado.

Originally published at https://ideiasesquecidas.com on September 7, 2024.

--

--

Arnaldo Gunzi
Arnaldo Gunzi

Written by Arnaldo Gunzi

Project Manager - Advanced Analytics, AI and Quantum Computing. Sensei of Analytics.

No responses yet