Dica simples e efetiva de negociação: ouvir atentamente ao interlocutor
Segue uma dica simples e brilhante de negociação, por Chris Voss, negociador do FBI e autor de livros sobre o tema.
Ouça atentamente ao outro lado.
Só isso. Parece simples, mas não é. Quantas vezes nos vemos pensando na resposta a dar ou elaborando a próxima pergunta? Ouça de verdade o interlocutor. Tenha a curiosidade de escutá-lo com atenção, de realmente ouvir suas palavras e querer entender o seu ponto de vista, ao invés de querer impor o seu.
A mesma dica também vale para reuniões de negócio, onde temos pessoas importantes do outro lado da tela (nesses tempos de reuniões remotas) ou mesmo cara-a-cara.
Esses dias, estive conversando com um fornecedor de serviços via Teams, e notei que, enquanto eu estava falando, ele estava mexendo no computador. Dava para perceber pelas luzes que refletem, e também pelo olhar. Achei desrespeitoso, é como estar conversando pessoalmente com alguém e este estar mexendo no celular.
Agora, uma razão científica para a dica. Através de equipamentos modernos de ressonância magnética, é possível verificar a atividade do cérebro. E um resultado é que a atividade aumenta com a palavra “eu”. A pessoa de quem mais gostamos no mundo somos nós mesmos. E, portanto, se estamos dedicando tempo de nossa vida para falar, nada melhor que o recipiente da mensagem esteja ouvindo!
Recomendação:
Negocie como se sua vida dependesse disso — Chris Voss
O livro contém essa e outras técnicas de negociação importantes para o mundo dos negócios e também no cotidiano.
Originally published at https://ideiasesquecidas.com on March 19, 2022.