Artigo — Estradas Florestais

Eu e colegas publicamos sobre Estradas Florestais na melhor revista do setor, a B. Forest.

No passado, os técnicos levavam um mapa impresso e faziam anotações com canetas coloridas, para indicar os serviços a serem feitos.

Nós últimos 5 anos, fizemos um trabalho forte para digitalizar o processo. Hoje em dia, eles levam um tablet com inúmeras informações (levantamento digital do terreno, tipo de solo, estradas existentes, talhões) e fazem os traçados diretamente no tablet.

Para coroar o trabalho, desenvolvemos (em parceria com a empresa Optimus) um software para otimizar o traçado de estradas, considerando o balanço de custos de colheita, custos de estradas, restrições operacionais e até o impacto ambiental dos serviços a serem realizados.

Vale destacar também a mudança cultural e o desenvolvimento das pessoas envolvidas no processo.

O trabalho já se pagou com menos de ano de uso efetivo: aumentamos área produtiva com a diminuição de estradas desnecessárias, sem impacto em nível de serviço.

Confira o case na revista: https://revistabforest.com.br/2020/07/b-forest-a-revista-eletronica-do-setor-florestal-edicao-68-ano-06-n-06-2020/

Arnaldo Gunzi

Originally published at https://ideiasesquecidas.com on July 28, 2020.

Project Manager on Analytics and Innovation. “Samurai of Analytics”. Passionate about Combinatorial Optimization, Philosophy and Quantum Computing.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store